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Você já ouviu falar sobre networking ou rede de relacionamento?

Sabia que construir uma rede de relacionamentos pode ajudar encontrar oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e oportunidades de emprego? E mais tarde ser reconhecido no mercado profissional?

Antes de iniciar, você sabe o que é networking?

Networking é um termo em inglês que significar estabelecer uma rede de conexões e desenvolver relacionamentos profissionais com pessoas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira ou negócios.

Com a competição cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, estabelecer um networking efetivo pode ser a chave para o sucesso na carreira. No entanto, para você que está começando, pode ser difícil saber por onde iniciar a rede. Neste blog post, discutiremos algumas dicas para ajudar você a estabelecer um networking efetivo no início da sua carreira.

1 – Identifique seus objetivos

O primeiro passo para estabelecer network efetivo é identificar seus objetivos de carreira. O que você quer fazer? Onde você quer trabalhar? Quem você quer conhecer? Ter uma ideia clara do que você quer alcançar ajudará a direcionar seus esforços voltadas para as pessoas e oportunidades que são mais relevantes para você.

2 – Participe de eventos da universidade

As universidades geralmente oferecem uma variedade de eventos que são perfeitos para fazer estabelecer uma rede de relacionamentos. Participe de eventos como palestras, feiras de carreira, workshops e eventos sociais. Além de conhecer novas pessoas, esses eventos também podem ajudá-lo a aprender mais sobre sua área de interesse e obter informações valiosas sobre o mercado de trabalho.

3 – Conecte-se com seus professores

Os professores podem ser ótimas fontes de informações e conexões. Eles geralmente têm muitos anos de experiência em suas áreas de atuação e podem ter conexões com profissionais e empresas relevantes. Tente se conectar com seus professores por meio de discussões em sala de aula, redes socias ou em outras oportunidades.

4 – Use as mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima maneira de fazer networking. Utilize plataformas como LinkedIn, Twitter e Instagram para se conectar com profissionais da sua área de interesse. Compartilhe conteúdo relevante e participe de discussões online para mostrar seu conhecimento e interesse no assunto.

5 – Busque mentores

Mentores podem ser uma fonte valiosa de orientação e apoio na carreira. Procure pessoas em sua área de interesse que possam ser mentores para você. Peça conselhos, faça perguntas e mantenha contato regularmente para construir um relacionamento significativo.

6 – Mantenha contato

Depois de conhecer pessoas em eventos de networking, é importante manter contato com elas. Envie mensagens para agradecer por conhecer a pessoa, conecte-se nas mídias sociais e mantenha contato regularmente. Ao manter contato, você pode construir relacionamentos significativos que podem ajudá-lo em sua carreira no futuro.

7 – Seja verdadeiro

Imagine uma pessoa que entra em contato com você só contando as suas realizações incríveis, qualidades especiais e você percebe que ela só está falando com você por puro interesse e além disso é inconveniente e insistente em muitos momentos, ao pedir alguma coisa? O que você acha de uma pessoa com este tipo de perfil e comportamento?

Por isso nada melhor do que ser você mesmo, ouça, perceba o outro, demonstre interesse genuíno, contribua e ajude outras pessoas. Tenha certeza que desta forma você vai estreitar relações e criar vínculos fortes com pessoas que realmente se identificam com você é e pensa.

Para finalizar

Estabelecer um networking efetivo pode ser a chave para o sucesso na carreira, especialmente para você, que está começando a sua vida profissional. Ao seguir as dicas acima, você pode construir conexões significativas e aproveitar as oportunidades de networking disponíveis para eles. Lembre-se de que o networking é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com o tempo. Com perseverança e dedicação, qualquer pessoa pode estabelecer um networking efetivo e alcançar seus objetivos de carreira.

Sergio Nogueira

Casado e pai de 3 filhos, formado em Administração de Empresas, construiu uma sólida carreira como profissional da área de Gestão de Pessoas, atuou e aprendeu muito, com as mudanças no mercado de trabalho e negócios, em diferentes segmentos, no Brasil como na América Latina. Liderou processos de mudanças culturais e desenvolvimento de pessoas, com destaque para estruturação e implementação de programas voltados para profissionais no início de carreira. Um inconformado com a situação da educação no país. quer mostrar como a educação transformou a sua vida e todas a oportunidades de desenvolvimento pessoal.

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