O que é a Ética Profissional?
O que vem a ser a ética no trabalho? É um conjunto de valores e princípios que norteiam as escolhas e comportamentos de um profissional em seu ambiente de trabalho. Esses princípios incluem a honestidade, a transparência, a legalidade, a responsabilidade, a respeitabilidade, a justiça e a lealdade, dentre outros.
A ética no trabalho é muito importante para garantir que as relações entre colegas, clientes e fornecedores sejam baseadas em respeito e confiança. Além disso, ajuda a prevenir conflitos, reduzir a quebra de confiança e melhora a reputação do profissional e da empresa.
Algumas medidas que devem ser adotadas para promover a ética no trabalho incluem:
1. Respeitar as normas do ambiente de trabalho;
2. Respeitar todos os colegas, clientes e fornecedores;
3. Buscar soluções justas e equilibradas em casos de conflitos;
4. Manter a honestidade e transparência em todas as situações;
5. Cumprir com as responsabilidades no tempo estabelecido e com qualidade;
6. Compartilhar informações relevantes e necessárias para o desempenho das funções; e
7. Conhecer e seguir o código de ética da profissão.
A ética no trabalho é fundamental para o desempenho profissional, a reputação da empresa e a construção de relações saudáveis entre colegas, clientes e fornecedores. É importante lembrar que a ética é uma responsabilidade individual que começa em cada um de nós e deve ser praticada todos os dias e em conjunto com os demais agentes, tornam o ambiente mais confiável e sólido nas relações internas e externas.